A Copa São Paulo de Futebol Junior é uma competição de futebol de base que reúne os melhores times juvenis dos principais clubes brasileiros. A competição é aberta a todas as equipes sub-20 (mínimo de 17 anos) de clubes filiados à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A competição é uma das mais antigas e tradicionais do futebol brasileiro e já foi disputada 52 vezes desde 1969. Tornou-se um dos principais torneios juvenis do Brasil e atrai dezenas de milhares de torcedores todos os anos para as partidas disputadas na rodada. Final.
Durante a competição, as equipes são divididas em grupos de 5×5, e cada equipe joga contra a outra equipe de seu grupo. As duas equipas de cada grupo que apresentarem os melhores resultados avançam para a fase seguinte, até chegarmos à final, disputada entre as duas equipas.
O vencedor da Copa São Paulo recebe um troféu e o título de campeão brasileiro de futebol juvenil, além de uma série de premiações em dinheiro para o clube e para a equipe campeã. A equipe vencedora também está automaticamente classificada para várias competições internacionais, como a Copa das Confederações da FIFA e a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA.
Como assistir a Copa São Paulo de Futebol Junior 2023 no celular
A forma mais fácil de assistir à Copa São Paulo de Futebol Junior em 2023 será pelos canais de streaming oficiais da competição. Esses canais serão oferecidos para transmissão a partir de celulares, tablets e computadores.
Além disso, os torcedores também poderão acompanhar as partidas ao vivo por meio de aplicativos de streaming de vídeo, sendo disponíveis para dispositivos móveis, como YouTube, Facebook e Twitter.
Qual a importância da Copa São Paulo de Futebol Juvenil para os Jovens Jogadores
A Copa São Paulo de Futebol Junior oferece oportunidades de desenvolvimento que culminam no crescimento individual e coletivo de jovens jogadores.
O programa reconhece e trabalha o potencial individual dos jogadores, desde a preparação física, técnica e tática até seu desenvolvimento intelectual e social. Oferece aos jogadores treinamento especializado de suporte técnico; por isso, é considerado um dos melhores programas de futebol para jovens jogadores.
A Copa São Paulo de Futebol Junior valoriza não só o desenvolvimento físico e técnico do jogador, mas também o orienta quanto ao estilo de jogo adequado para cada jovem. O programa estimula a criatividade, a independência, a liderança, a disciplina e a coragem, além dos princípios do jogo e do trabalho em equipe.
Além disso, o programa também tem como foco a formação intelectual e social dos jovens. Portanto, o treinamento oferecido visa proporcionar aos jogadores uma educação geral, ensinando-os a colocar os interesses da equipe acima dos interesses individuais, desenvolver a capacidade de tirar lições da vida fora do campo e trabalhar juntos de forma interdependente.
O programa está focado em fornecer todos os recursos necessários para transformar seus jogadores em cidadãos criativos, independentes, responsáveis e preparados para o futuro. Desta forma, promove assim, um ambiente positivo e inclusivo para todos. O acesso aos serviços estabelecidos é igual para todos os participantes, proporcionando aos jogadores todas as oportunidades de que precisam para atingir seu potencial.
10 jogadores revelados na Copa Futebol Júnior São Paulo
1. Neymar
Neymar foi revelado na Copa São Paulo de Futebol Junior em 2009, e se destacou como um dos destaques da competição. Marcou 18 gols e foi eleito o melhor jogador da edição, encerrando a competição como artilheiro daquela edição e definindo sua grande estreia no futebol mundial.
2. Phillipe Coutinho
Phillipe Coutinho também descoberto na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2009. Após a competição, o jogador transferiu-se para o Vasco da Gama, onde seguiu carreira de sucesso, e posteriormente para o Liverpool, contudo, se tornou um dos os artilheiros da Premier League.
3. Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa, também conhecido como “Gabigol”, surgiu na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2014 aos 16 anos. Chamou a atenção dos olheiros presentes com gols magníficos e se consagrou campeão do a competição.
4. Douglas Santos
Douglas Santos também foi um dos destaques da Copa São Paulo de Futebol Junior em 2014. Seu talento na defesa era tão evidente que o jogador foi contratado imediatamente pelo Hamburgo, da Alemanha.
5. Lucas Lima
Na edição 2011 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Lucas Lima chamou a atenção dos olheiros presentes. Após a competição, o jogador foi contratado pelo Santos, onde segue sua ambiciosa carreira.
6. Gabriel Jesus
O atacante Gabriel Jesus reviveu sua estrela na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014, onde marcou 9 gols. Depois disso, foi eleito o melhor jogador da competição e assim conseguiu uma vaga no Palmeiras. Então, depois de brilhar no Brasil, mudou-se para o Manchester City, onde continua a mostrar o seu talento.
7. Gabriel
O meia Gabriel também despontou na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2011. Após a competição, fechou contrato com o Santos, sendo atualmente o capitão do time.
8. Fabinho
Fabinho impressionou em sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011. Certamente, os olheiros do Real Madrid não perderiam a oportunidade. Com isso, logo após o término da competição, Fabinho mudou-se para Espanha e, desde então desempenha um papel importante no time.
9. Paulo Henrique Ganso
O meio-campista Paulo Henrique Ganso também se revelou na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008. Seu talento no meio-campo chamou a atenção dos olheiros e ele assinou seu primeiro contrato com o Santos. Ele também jogou pela Seleção Brasileira e atualmente é jogador do Fluminense.
10. Eder
Eder foi um dos destaques da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2008, onde foi eleito o melhor jogador da edição. Após a competição, assinou contrato com o Inter de Milão, depois disso, atua pelo time principal e pela Seleção Brasileira. Atualmente joga pelo Vitória.